Truques de organização e um curso de sonho – Realize sua vida

Truques de organização e um curso fabuloso

Muitas pessoas perguntam-me como consigo ter tempo para tudo? Na realidade, não tenho para TUDO o que gostaria, de facto, habituei-me a rentabilizar o meu tempo ao máximo.

Para isso tenho alguns truques que desenvolvi a nível pessoal, e nos quais fui insistindo, porque é preciso disciplina e determinação diária, mas acredita depois de ver resultados,  é fácil cumprir, como qualquer coisa que nos faz feliz e nos traz uma sensação de realização maravilhosa.

Para quem não me conhece, trabalho como engenheira numa exploração de vocação pecuária e agro-florestal familiar. E como “quem trabalha no campo” sabe, o volume de trabalho é irregular, há momentos em que tenho que me levantar ás 6:00 da manhã, e trabalhar até me deitar, e outros em que existe flexibilidade para começar por volta das 10:30. Há dias em que vou para serviços públicos (como salas de parcelário) e espero 4 horas, outros que faço deslocações de 300 km, e outros (os meus preferidos) em que estou pelo campo rodeada de animais e natureza até ao pôr-do-sol. Enfim, se não fosse rigorosa e disciplinada , tenho a certeza que não dava conta de tudo o que tenho para fazer e sentia-me muito triste, como aconteceu algumas vezes nos primeiros anos de trabalho.

Hoje vou partilhar por aqui esses hábitos que me tornaram mais produtiva e as minhas ferramentas preferidas para ajudar a que tudo isto seja possível diariamente. Aqui estão alguns truques de gestão do tempo, definir prioridades e manter-me motivada que aplico diariamente, espero que te ajudem.

  • Planeio exaustivamente e faço constantemente listas de tudo o que tenho para fazer. Desde o que precisa de ser comprado no supermercado ou na farmácia, até aos meus projectos mais importantes. Vários estudos confirmam que tudo o que é escrito tem muito mais probabilidades de ser concretizado.
  • Rentabilizo cada saída. Se já sei que vou buscar o meu filho ás 18:00, planeio tudo para passar no supermercado 20 min antes, porque sem crianças fazer compras é muito mais fácil, além disso sempre que possível escolho horas (de menor frequência) para ir a sítios que sei que são complicados (exemplos: a farmácia está vazia por volta do meio dia, a maioria dos serviços públicos são excelentes logo ás 14:00 ou ás 8:50 da manhã, os correios fora do final do mês, etc).
  • Aproveito as manhãs para as decisões mais importantes e para as avaliações mais exigentes mentalmente. Para mim é de manhã que tenho a cabeça fresca, por isso se preciso de fazer algo que exige muita concentração, nunca deixo para o fim do dia, quando já estou cansada. É cedo que sou mais criativa e me ocorrem as melhores ideias.
  • Defino as minhas metas/objectivos e o que é importante para mim. Este é um truque preciosíssimo! Quantas vezes perdemos tempo a resolver “merdices”, e coisas que interessam aos outros, mas não nos aproximam minimamente de realizar os nossos sonhos? Na realidade, isso só acontece porque não sabemos o que é realmente importante, PARA NÓS. Assim que sabemos isso, torna-se muito mais fácil dizer NÃO, ao que não nos aproxima dessa realidade. Um exercício muito bom que me ajudou bastante é os quadrantes de prioridades do Dr. Stephen R. Corvey, que era um especialista em prioridades, gestão do tempo que escreveu um livro excelente e sucesso mundial “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”. Podes ver o  exemplo abaixo ( créditos das imagens: blog.mundopm.com.br, blog.viktormota.adm.br) e fazer o download da grelha para preencher aqui.
  • gestao-tempo-matriz

 

Quadrantes Covey2

 

  • Uso a técnica de pomodoro inumeras tarefas, especialmente as mais aborrecidas. Esta técnica, de forma simplificada, consiste em trabalhar em algo em blocos de 25 min sem distrações (notificações, espreitar redes sociais, mensagens, etc), seguido de pausas de 5 ou 10 min. É excelente para projetos demorados, ou tarefas chatas que não gostas de fazer, porque 25 min aguentam-se bem. Se o fizeres duas vezes por dia e usares um sistema de recompensa no periodo de pausa 5 min (ir à janela, comer um snack, ler um artigo, espreitar uma rede social), já trabalhaste 50 min para 10 de distração. Podes consultar mais informação no link do final
  • Planear com antecedência e deixar pequenas aberturas para imprevistos. Imprevistos acontecem, crianças adoecem, carros avariam e por vezes temos que mudar de planos à ultima da hora. Eu tento deixar “alguma folga”, para não perder a cabeça nessas situações, por exemplo, evito marcar dois compromissos muito importantes no mesmo dia (em locais muito diferentes). Só para ficares com uma ideia uma vez tive uma reunião em Lisboa depois do almoço, estava péssimo tempo e houve uma mega manifestação. Isto atrasou o meu regresso a Vendas Novas em três horas. O meu filho ainda estava no berçario, e o pai dele tinha uma auditoria (telefone desligado) a 50 km da cidade onde vivemos. A minha mãe, e irmãs vivem em Lisboa. O meu pai estava comigo e a familia paterna do Tó também vive a 50km. Resumo da Ópera, comecei a hiperventilar, a achar que o João ia ficar abandonado na creche. Se não fosse a educadora (a querida Melita), acalmar-me ao telefone e disponibilizar-se para o levar para casa, onde o fui depois buscar, senão não sei o que seria de nós.
  • Definir horários para distracções. Elas também fazem falta e é difícil viver sem um saltinho ao facebook, ou uma espreitadela naquela notificação que vibrou no telemóvel. Tenta arranjar uma janela horária para o fazer (depois do almoço, podes chegar 10 min antes para isso). Não o faças constantemente, senão além de te desconcentrares não consegues cumprir o que tens para fazer.
  •  Fazer multitasking do bom. O nosso cérebro não está preparado para fazer várias tarefas que exerçam competição entre elas ao mesmo tempo (como guiar e falar ao telefone!!!), mas por exemplo, correr e ouvir um podcast já não tem qualquer problema. Deixar uma sopa a fazer na bimby e arrumar um cesto de roupa idem, ou ver tv e fazer pares das meias lavadas. São tudo actividades que faço “ao mesmo tempo”.

Se amas realização e organização e leste este post até agora tenho uma surpresa maravilhosa. A Karine e a Priscila da Negócio de Mulher, que são duas empreendedoras criativas especialistas em empreendedorismo feminino, que se dedicam a ajudar as mulheres a tirar projectos do papel estão com um curso online maravilhoso, de oito semanas, que eu fiz, voltarei a fazer e recomendo MUITO. É pensado para nos ajudar a realizar mais e melhor na nossa vida.

Compreende temas como Auto-conhecimento, organização do espaço de trabalho e da rotina, definição de metas e objectivos, elaboração de um plano de acção. E tem uns bónus incríveis (ebooks, separadores, tabelas para imprimir e preencher, testemunhos e video-aulas de experts), enfim o sonho de uma rapariga desejosa de por ordem na sua vida e concretizar algo especial.

Podes consultar tudo neste link Realize sua vida, se quiseres experimentar ela disponibilizam material gratuitamente num mini curso gratuito, para que possas avaliar a qualidade do curso. Eu colaborei com um testemunho sobre organização e posso atestar, para quem gosta do tema e precisa de um empurrão, porque sozinha acaba por não cumprir, é perfeito. Atenção que as inscrições encerram a 25 de Maio, e até dia 18 há um desconto!

Na próxima semana volta, para partilhar contigo o meu plano de Acção e ferramentas úteis que me ajudam a cumprir estas regras. Não percas!

 

Tecnica de Pomodoro – o que é? Clique aqui

One thought on “Truques de organização e um curso de sonho – Realize sua vida

  1. Adorei os teus hábitos, temos muitos parecidos, mas sei que a sua vida é mais agitada que a minha e ainda com filho. Então você realmente precisa desenvolver muita disciplina. És um exemplo!
    Ahhh eu também gosto das ideias do Stephem Corvey. Baseio muito os meus hábitos de produtividade nos livros dele.
    Beijos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *